Servidores do Arquivo Nacional acusam diretora de Gestão Interna de assédio moral
Ano V ● Edição 241 ● 15 de agosto de 2023
A Associação dos Servidores do Arquivo Nacional (ASSAN) fez circular na última quinta, 10, um boletim intitulado “Vocês tem que parar de palhaçadinha!”. O documento foi enviado através de e-mails e aplicativos de mensagem. O Giro da Arquivo também teve acesso ao registro.
No boletim, a ASSAN relata que, no dia 3 de agosto, as chefias da Diretoria de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo (DPT) se reuniram com a diretora de Gestão Interna, Gecilda Esteves, para tratar do Planejamento Estratégico do Arquivo Nacional. De acordo com a Associação, na reunião, a diretora teria se comportado de maneira “agressiva” e “refratária”, além de ter afirmado que os servidores da instituição devem “parar de palhaçadinha”, “levantar a busanfa da cadeira e ir trabalhar” e “parar de vagabundagem.
No boletim, a ASSAN recorre ao conceito de assédio moral do Ministério Público do Trabalho para ressaltar que, assim como os servidores não se calaram diante dos ataques sofridos durante o governo Bolsonaro, eles também não podem “aceitar calados este ataque vindo de funcionários de um governo que ajudamos a eleger”.
A ASSAN conclui a nota informando que solicitou audiência junto à Direção-Geral do AN para tratar da questão. No boletim, a Associação afirma: “respeitamos que a nova gestão queira imprimir a sua identidade no comando do AN, e conta com o apoio dos servidores para isso […] Entretanto, essas mudanças devem ser feitas em conjunto com o corpo de servidores, e não tratando os mesmo [sic] como inimigos, ou vagabundos viciados em seus métodos de trabalho” (leia o boletim na íntegra).
Desde que a nova Direção-Geral do Arquivo Nacional assumiu o posto, há cerca de cinco meses, circulam queixas sobre as dificuldades de acesso, diálogo e compreensão entre os servidores e novos gestores da instituição. No entanto, nenhuma destas queixas havia sido sistematizada tão explicitamente pela Associação de Servidores até agora. De acordo com informações apuradas pelo Giro, os servidores que se sentiram insultados pela diretora de Gestão Interna não descartam formalizar uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho.
Nas últimas horas da segunda, 14, a Folha de S. Paulo repercutiu as denúncias da ASSAN e ouviu a direção do Arquivo Nacional. À Folha, a direção do AN chamou o ocorrido de “episódio de tensão”. Mais tarde, a instituição publicou uma nota na qual a diretoria afirmou que seu compromisso com a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho é uma prioridade.
Acesse a PAB e leia este trabalho! Siga também no Instagram, Facebook e YouTube.
BRASIL
Tem livro novo na praça. E que livro! A Associação dos Arquivistas do Estado de São Paulo acaba de lançar Arquivos, Democracia e Justiça Social, obra organizada por Mariana Lousada, Marcia Pazin e Paulo Elian. O livro reúne os trabalhos apresentados na última edição da Reunião Brasileira de Ensino e Pesqusia em Arquivologia (REPARQ).
Aliás, a ARQ-SP também lançou na semana passada o segundo volume da revista Officina, desta vez inteiramente dedicado a homenagear Heloísa Liberalli Bellotto, que morreu em março passado.
O Brasil nos obriga a ocupar as manchetes principais com notícias ruins, mas nesta semana há uma notícia e tanto: o estado do Acre anunciou a construção de um edifício para operacionalizar as atividades de arquivo da administração pública estadual. Ou seja: vai ter Arquivo Público por lá.
280 juízes e servidores da Justiça em todo o Brasil participaram do evento Gestão Documental: Rede CPADs do Poder Judiciário na Trilha da Inovação, realizado na semana passada. Os resultados dos debates, conforme o Conselho Nacional de Justiça, não poderiam ter sido melhores.
O Ministério Público de Minas Gerais devolveu à Câmara Municipal de Mariana mais de 30 documentos datados dos séculos XVII e XVIII. Os originais haviam sido extraviados.
A Biblioteca Nacional lançou o primeiro Glossário Ilustrado de Livros Raros. Vale a pena conferir.
Oportunidades: estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e; há vagas para arquivista na Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (MS).
Agenda: vem aí o Dia Estadual do Patrimônio do Rio Grande do Sul; entre os dias 12 e 15 de setembro, a Associação dos Arquivistas de Minas Gerais (AMARQ) promove um seminário de comemoração por seus 10 anos; e, na UFRGS, o curso de Arquivologia começa nesta quinta, 16, o Seminário sobre Direitos Humanos.
MUNDO
A Universidad Andina Simón Bolívar, do Equador, está promovendo o curso de capacitação “Descripción archivística en la plataforma ATOM”. A formação é co-organizada pela sucursal de Arquivistas sem Fronteiras no país.
O EGRSO, Grupo de Especialistas em Serviços de Pesquisa e Promoção, vinculado ao Conselho Internacional de Arquivos, está organizando uma pesquisa sobre quais questões preocupam gestores de arquivos em relação ao acesso no mundo pós-pandemia.
Colleen Shogan, nomeada líder dos National Archives dos Estados Unidos, afirmou que o país está se preparando para preservar os registros históricos do mundo digital.
A Suíça preservará uma cópia digital do relatório da Comissão da Verdade da Colômbia. O anúncio foi feito pelo presidente colombiano, Gustavo Petro, na semana passada.
As gigantes da indústria fonográfica mundial estão processando o portal Internet Archive pela divulgação de discos de música em sua plataforma. O Internet Archive é uma iniciativa sem fins lucrativos.
PARA LER COM CALMA
Qualquer pessoa no mundo já pode consultar o arquivo de periódicos das Abuelas de Plaza de Mayo da Argentina (em espanhol, via infobae).
Novos arquivos reforçam o papel dos EUA na conspiração contra Allende no Chile (via Carta Capital).
Há 142 anos Costa Rica conta com um Arquivo Nacional (em espanhol, via Archivo Nacional).
Achados do Arquivo: O caso da professora contra o “prefeito” (via APERS).
PARA VER COM CALMA
ARQ-SP Convida! Arquivos, democracia e justiça social.