No Ceará, o mais novo curso de Arquivologia do Brasil
Giro da Arquivo #324 | Graduação já está em funcionamento, mas só deve receber primeiros alunos na metade do ano
Começou a funcionar em Juazeiro do Norte (CE), o mais novo curso de Arquivologia do Brasil. A nova graduação é oferecida pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), teve funcionamento aprovado em 2024 e deve receber a primeira turma a partir de junho deste ano. O Ministério da Educação (MEC) autorizou a UFCA a ofertar 50 vagas anuais para o curso.
O campus de Juazeiro do Norte, sede da nova graduação, fica a 500 quilômetros da capital cearense. Espalhada por cinco campi, a UFCA é derivada de um desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), ocorrido em 2013. Atualmente, a instituição conta com 25 cursos de graduação, além de sete cursos de Especialização, quatro de Mestrado e um de Doutorado.
No ano passado, a UFCA aprovou a criação de cinco novas graduações – dentre as quais a de Arquivologia. De acordo com o projeto pedagógico do novo curso, ele terá uma carga horária total de 2.400 horas divididas entre aulas teóricas e práticas, além de estágios e trabalho de conclusão. O prazo mínimo para realização do curso será de sete semestres. As aulas ocorrerão em turno vespertino.
A expectativa da UFCA é de que a nova graduação possa preencher a crescente demanda por profissionais de arquivo na região do Cariri. De acordo com o projeto pedagógico do curso, “até o momento a demanda de profissionais para atuar junto aos arquivos da região vem sendo suprida pelos bibliotecários formados pela UFCA”. Formada por 28 municípios e com uma população de mais de um milhão de habitantes, a região é uma das mais prósperas do Ceará.
Como ainda não tem professores de Arquivologia, o curso deve ter seu primeiro semestre preenchido por disciplinas que já existem na UFCA e que são ministradas para o curso de Biblioteconomia. Da grade proposta para o primeiro semestre, apenas o conteúdo de “Introdução à Arquivologia” é exclusivo do curso. Ele deve ser ministrado pelo primeiro docente a ser concursado para a graduação. No mês passado, a UFCA abriu um edital de concurso público com vaga para professor de Arquivologia. As inscrições para o certame encerraram-se no último dia 4.
Em entrevista a um podcast da própria UFCA, o coordenador do curso, prof. Denysson Axel Ribeiro Mota, revelou que a expectativa é de que os discentes de Arquivologia se integrem também às disciplinas ofertadas pelas graduações de Biblioteconomia e Museologia, sem perder o foco no objetivo central da nova graduação.
No dia 27 de março, o Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (FEPARQ) enviou um ofício ao reitor da UFCA, cumprimentando a instituição pela criação do novo curso. De acordo com o FEPARQ, a “iniciativa reforça o compromisso desta instituição com a promoção do conhecimento e a valorização dos arquivos para o desenvolvimento educacional, cultural e social de nossa sociedade”.
O curso de Arquivologia da UFCA é o décimo quarto criado em uma instituição federal de ensino superior. Além dele, atualmente são ofertadas graduações em Arquivologia em três universidades estaduais e duas instituições privadas.
Outros destaques
O Arquivo Nacional começou a divulgar a programação da 9ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorrerá entre 9 e 13 de junho. Como tem acontecido desde 2023, mais uma vez o tema da Semana Nacional não seguirá o mote da Semana Internacional de Arquivos, promovida pelo Conselho Internacional de Arquivos. No caso da semana brasileira, a temática deste ano abordará as mudanças climáticas – preservação e acessibilidade.
Ninguém sabe, ninguém viu: até agora o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos não tornou pública a composição da Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional de Arquivos. A expectativa é de que as etapas da 2ª CNArq começassem em maio, mas até agora sabe-se pouco ou nada sobre o andamento do evento. A última reunião do Conarq sobre o assunto aconteceu há mais de um mês.
Por falar em Conarq, foi publicada no dia 7 – sem alarido algum – a Resolução Conarq nº 58, que “institui a Câmara Técnica de Terminologia Arquivística […] com a finalidade de construir um dicionário terminológico que auxilie no processo de construção de consenso técnico-científico do Conselho e da comunidade arquivística brasileira”. A construção da construção – ou algo que o valha.
🤝Parceria
Acesse a PAB! Siga também no Instagram, Facebook e YouTube.
🔰 Brasil
Brasília: AN apresenta índice para aferir gestão de documentos na administração federal. (Arquivo Nacional)
Rio de Janeiro: MPF pede tombamento dos arquivos de tempos de ditadura abandonados no antigo IML. (O Globo)
Rio de Janeiro 2: Arquivo de Carlos Chagas é inscrito no Registro Internacional da Unesco. (Agência Fiocruz)
Pará: Arquivo Público celebra aniversário de 124 anos como guardião da história do estado. (Agência Pará)
Rio Grande do Sul: Cristiane Devos será a nova diretora do Arquivo Público Municipal de Bagé. (Prefeitura de Bagé)
📆 Agenda & Oportunidades
25/04 online: “Diálogos de Pesquisa”, com a apresentação da palestra “Acervos privados em arquivos nacionais: o caso do Arquivo Nacional brasileiro” com a Dra. Aline Camargo Torres, e mediada pela prof. Dr. Prof. Dr. Vitor Manoel Marques da Fonseca.
18 a 27/04: inscrições para professor substituto de Arquivologia na UFMG.
29/04, em Minas Gerais: “Arquivo, Público Mineiro: reflexões nos 130 anos do APM”, com a mesa redonda é intitulada “Gestão de Instituições Arquivísticas”.
29 e 30/04, em Brasília:
13/05, em São Paulo: Informação é para Todos: Controladoria Geral do Estado comemora 13 anos de aplicação da Lei de Acesso à Informação no Estado de São Paulo.
🌎 Mundo
Argentina: Red de Archivistas Profesionales de Archivística publica Manual de Organización y Descripción de Archivos, tradução inédita do famoso “manual dos holandeses” em espanhol.
Bolívia: Family Search digitalizará mais de um século de arquivos de cemitérios. (Los Tiempos)
Marrocos: País assume a liderança na preservação de arquivos por meio de um acordo histórico com a França. (Morocco World News)
Espanha: O mapa meteorológico, com caneta e papel – os 10.000 arquivos meteorológicos de Santiago Pemán. (Faro de Vigo)
Estados Unidos: Arquivos históricos que ajudam a contar a história do Maine ameaçados por cortes no financiamento federal. (News Center Maine)
📰 Para ler com calma
Documentos sobre Brasília estão disponíveis ao público no Arquivo do Senado. (Agência Senado)
Conheça acervo que reúne fotos raras, como Machado de Assis em missa abolicionista e carnaval da gripe de 1919 (O Globo)
Após 30 anos, um jogo perdido do Mario vem à tona graças a capturas de tela resgatadas de uma biblioteca esquecida dos arquivos da Nintendo. (Tarreo)
O trabalho de um arquivista é “guardar os recibos”. O que acontece quando eles não podem fazer seu trabalho? (Boston Globe)
📺 Para ver com calma
Encontro Mensal das CPADs (SEA SC)